Cidades Paraibuna

Paraibuna terá serviço do SAMU em 2020, garante prefeito Vitão

Tamoios News
O próprio prefeito Vitão foi buscar a ambulância, a primeira do SAMU em Paraibuna

A cidade de Paraibuna deve passar a contar com o serviço do SAMU(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a partir de 2020. Nas cidades do Litoral Norte, o SAMU foi implantado em 2010.

Para os moradores da cidade, a implantação do SAMU começa a se tornar realidade, após a chegada de uma ambulância zero km que será utilizada para o atendimento da população, nos casos de emergências/urgências.

O prefeito Victor de Cássio Miranda (Vitão), foi pessoalmente buscar a ambulância do SAMU, na cidade de Tatuí/SP, na última quinta-feira (19).

“Estou muito feliz por esta grande conquista tão esperada pela nossa população. Quero  agradecer a todos que nos ajudaram, em especial, os deputados federais Eduardo Cury e Milton Vieira, e a deputada estadual Letícia Aguiar, que nos apoiaram para que o Governo Federal liberasse essa ambulância ao nosso município”, declarou.

Vitão explicou que o  atendimento pelo SAMU será garantido pelo fato do município  fazer parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paraíba (CONSAVAP). .

Fazem parte dos municípios integrados ao CONSAVAP, Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos. Ao todo, cerca de 20 ambulâncias distribuídas entre essas cidades, em suas respectivas bases, podem ser utilizadas no atendimento de urgência aos cidadãos da área pertencente ao Consórcio.

Segundo o Governo Municipal, a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dispõe de uma estrutura para prestar os primeiros socorros aos pacientes. Logo ao telefonar para o número 192, com o objetivo de solicitar o veículo, a pessoa que estiver requisitando o atendimento receberá as primeiras orientações por um Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) do SAMU sobre os procedimentos indicados no caso, antes mesmo da chegada do veículo, o que pode ajudar diretamente na recuperação do paciente.

A Central do SAMU, em São José dos Campos, da qual Paraibuna está integrada dispõe de médicos de plantão 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Segundo informações colhidas no site do CONSAVAP (www.consavap.com.br), o médico regulador pode decidir não conduzir o paciente a um hospital, quando entender que a vítima não tem necessidade de atendimento médico imediato, seja por melhora clínica do paciente, informação insuficiente ou atitude de má-fé que o levou a enviar uma ambulância para um paciente sem necessidade do serviço.

De acordo com a Prefeitura de Paraibuna, os trabalhos do SAMU no município terão início assim que a empresa responsável pela operação e supervisão do sistema – a SPDM – realizar o Processo Seletivo para contratação da equipe médica que irá trabalhar na base do SAMU em Paraibuna, localizada na Av. Lincoln Feliciano da Silva, atrás da E. E. Coronel Eduardo José de Camargo, no centro da cidade. A previsão da Prefeitura é que, em até 90 dias, o SAMU já esteja em operação no município.