O barco Phytoervas 4Z foi o campeão da 15ª edição do International Paint Ubatuba Sailing Festival 2024, evento disputado no feriado de Páscoa no Ubatuba Iate Clube. O time de Marcelo Bellotti e Fabio Bruggioni entrou no último dia de regatas empatado com o Bravo com 8 pontos perdidos na classe ORC.
Depois de duas provas estilo barla-sota com ventos fracos no Saco da Ribeira neste domingo (31), o Phytoervas abriu quatro pontos de vantagem para o King e ficou com a medalha de ouro. O Bravo completou o pódio
A equipe também foi Fita-Azul e ganhadora da classe ORC na Regata de Percurso Marinha do Brasil Ilha da Vitória por Boreste, que abriu a competição apoiada pela ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano. A regata teve quase 17 milhas náuticas e foi marcada por vento fraco.
”Já entramos na liderança na última regata após fazer uma pontuação importante para conquistar esse título em Ubatuba. Abrimos o dia decisivo em primeiro lugar empatados e vencemos logo de cara. Depois foi só administrar, seria difícil perder pela combinação de resultados. Mesmo assim conseguimos nosso objetivo ”, disse Marcelo Bellotti, que agradeceu os patrocinadores Phytoervas e co-sponsor Galapagos Capital pela parceria, além de Pier Boat e da Volvo Penta.
O Phytoervas 4Z venceu três das cinco regatas do Ubatuba Sailing Festival 2024 com seu Soto 40. A entrada do descarte do pior resultado, que foi um sexto lugar na segunda disputa do sábado (30), garantiu a conquista.
”Conseguimos um resultado expressivo nesse campeonato particularmente difícil. Terminar o título num dia de sol assim com regata legal e ganhando o campeonato, não dá para ser melhor”, contou Fábio Bruggioni.
A equipe contou em Ubatuba (SP) com os atletas Alexandre Wissenbach, Juan de la Fuente, Patrick Woodyatt, Rafael Krausz, Douglas Said, Gui Vest, Linneu Salles e Geison Mendes.
”Ótimo início de parceria do Phytoervas 4Z e a Volvo Penta. De cinco regatas, ganhamos três! Isso só reforça a união da equipe e também nosso valor de marca. Temos um dos melhores motores e estamos apoiando uma das melhores equipe do Brasil de vela oceânica. Particularmente, muito feliz de ajudar na regata e velejar. Seguiremos juntos!”, comemorou o velejador Gui Vest.
O time do Phytoervas, que tem o co-patrocínio da Galapagos Capital, fica na Marina Supmar, no Guarujá (SP), e vai correr os principais campeonatos da modalidade, como as quatro etapas da Copa Mitsubishi, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho, além de outras provas como a tradicional Santos-Rio e Circuito Rio.
Resultado final da ORC
1º – Phytoervas – 5 pontos
2º- King – 9 pontos
3º – Bravo – 10 pontos
4º – Argos – 11 pontos
5º – Asbar VI – 17 pontos
6º – Inaê Soto Transbrasa – 18,5 pontos
Fonte: On Board Sports