No último sábado (19), a unidade especializada em policiamento náutico que atua em todo litoral paulista, subordinada ao 3°BPAmb, flagrou irregularidades de pesca no mar das cidades de Ubatuba e Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo.
Raia em extinção
Uma embarcação pesqueira, engajada na modalidade de pesca de arrasto de camarão sete-barbas, foi abordada pelos policiais pela baía da Fortaleza, próximo a praia do Lázaro, em Ubatuba. Durante a fiscalização os policiais já no interior da embarcação constataram um exemplar de Raia-Viola “rhinobatos percellens” pesando dois quilos, espécie ameaçada de extinção.
Os policiais elaboraram um Auto de Infração Ambiental por pescar espécime que devem ser preservadas no valor de R$ 2.080,00, e apreenderam a embarcação, redes e demais petrechos de pesca utilizados nesse crime ambiental. O pescado apreendido foi doado ao Instituto Oceanográfico de Ubatuba.
Sem licença
Em Caraguatatuba, uma embarcação pesqueira, também engajada na modalidade de arrasto de camarão sete-barbas, foi abordada pelos policiais próximo à praia Brava. Durante a fiscalização não foi apresentada à devida licença de pesca da embarcação, contrariando a legislação pesqueira vigente. No interior da embarcação, os policiais localizaram dez quilos de camarão sete-barbas, os quais foram doados ao Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
A Fiscalização resultou também em um Auto de Infração Ambiental por exercer a pesca sem a devida autorização do órgão ambiental competente, no valor de R$ 1.200,00 , apreensão da embarcação, redes e demais petrechos de pesca.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Militar Ambiental Marítima de SP