A prefeitura de Caraguatatuba vai investir cerca de R$ 4 milhões com o objetivo de melhor equipar e preparar as ações de urgência e emergência para receber turistas e veranistas, sem prejuízo ao atendimento da população local.
A cidade deve receber cerca de 500 mil pessoas apenas no feriado do Ano Novo. Até o final da temporada de verão, cerca de um milhão de pessoas deve passar pela cidade.
Todo o aumento na oferta destes serviços será feito por meio das parcerias e contratos já existentes com a Organização Social João Marchesi e Casa de Saúde Stella Maris.
Ao todo, serão gastos R$ 3.948.181,93 com o Projeto Verão, que amplia o atendimento em urgência e emergência em todo município.
Dois médicos clínicos e um pediatra a mais 24 horas do dia atuarão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Centro) e o Pronto Atendimento Massaguaçu.
Além disso, entre enfermagem e equipes de apoio, serão contratados mais 121 profissionais.
A Casa de Saúde Stella Maris também terá reforço com a chegada de 21 profissionais extras nas mais diversas áreas.
O atendimento do Serviço Móvel de Urgências (Samu – 192) segue com uma ambulância Unidade de Suporte Avançado (USA), que percorre toda a cidade. Além disso, o Samu também conta com outras quatro ambulâncias Unidade de Suporte Básico (UBS) que seguem a seguinte distribuição: USB 07-A (Área Sul), USB 07-B (Área Centro-Sul), USB 08 (Área Centro-Norte) e USB 09 (Área Norte).
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguem com o atendimento da comunidade local em atenção básica, conforme agendamentos já realizados junto a cada uma das equipes.