Estradas São Sebastião

Radares “escondidos” irritam motoristas na Rio-Santos

Tamoios News

Segundo os motoristas, aparelhos deveriam ser instalados em trechos de melhor visibilidade e não atrás de postes, como ocorre no quilômetro 150, na entrada de Paúba

Por Salim Burihan

Quem trafega pela Rodovia Rio-Santos, principalmente, nos trechos da costa sul de São Sebastião, tem reclamado muito dos radares instalados em locais que oferecem pouca visibilidade aos motoristas. as multas, segundo eles, são inevitáveis, principalmente, para os motoristas que não conhecem bem aquele trecho da Rio-Santos.

No quilômetro 150 da Rio-Santos, na entrada de Paúba, radar está atrás de um poste, quem passa pelo local, não percebe.

Um dos radares “escondidos” fica nas proximidades da praia da Paúba. Quem vai do centro da cidade em direção a Maresias, o radar fica a direita, atrás de um totem.

O totem, que informa a distância e localização das praias, foi colocado pela prefeitura, antes da instalação do radar.

A velocidade permitida no trecho é de 40 quilômetros por hora, segundo os usuários, porque fica próximo a uma travessia de pedestre.

“Tomei uma multa e minha mulher, outra. Poderia ficar em local mais visível. Quem não conhece a rodovia, acaba sendo flagrado pelo radar, pois o equipamento fica atrás de um poste”, disse André Motta.

Segundo ele, dois radares instalados na serra entre Maresias e Boiçucanga, também “pegam de surpresa”, motoristas desavisados.

São dois radares, um a menos de 100 metros do outro sendo, um com velocidade máxima de 60 quilômetros e outro, de 40 quilômetros por hora.

Segundo Motta, os dois radares ficam mais escondidos que o de Paúba. Ele afirmou que os dois equipamentos ficam numa curva, na subida em direção a Boiçucanga, também, de difícil visibilidade para os motoristas. A velocidade permitida é de 60 quilômetros.

Alceu Senna afirmou que os radares deveriam ficar em locais mais visíveis para facilitar a vida dos motoristas. Segundo ele, o radar não deve ser para punir ou arrecadar mais, mas sim, para educar os motoristas.

Senna, na brincadeira, chegou a sugerir a instalação de uma placa informativa próxima o radar de Paúba, “Turista, você está no Brasil, cuidado, radar atrás do poste !!!!”

Outro lado

A Prefeitura de São Sebastião informou, através da Secretsria de Trânsito, que o totem que fica na entrada de Paúba, foi instalado antes do radar.

Segundo João Firmino, diretor de Trânsito, disse que os radares não estão irregulares pois possuem sinalização.

Com relação aos radares instalados na serra de Boiçucanga, Firmino disse que, o índice de acidente era muito grande naquele trecho, por isso, os equipamentos foram instalados.

“Os radares foram instalados para que os motoristas diminuam a velocidade na descida da serrinha e com isso foi reduzido o número de acidentes.

Firmino disse que os radares dividem opiniões, tem gente contra e gente a favor. Todos, segundo ele, estão regulares.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que A SP 055 possui 28 equipamentos fiscalizadores de velocidade no trecho mencionado pela reportagem.

Segundo o DER, os radares e lombadas eletrônicas foram implantados em locais determinados após estudo técnico, onde há elevado número de acidentes, atropelamentos e excesso de velocidade praticado pelos motoristas.

O DER informou que os radares garantem melhores condições de segurança a motoristas e pedestres. O órgão ressaltou que há sinalização ao usuário indicando a localização do radar na altura do km 150,800, na entrada de Paúba.

 

 

943 Comentários

Deixe um Comentário