A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE) e apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), tem mobilizado as equipes de combate às endemias para impedir o avanço da dengue no município, com trabalhos de nebulização, mutirões de limpeza e visita aos imóveis, em diversos bairros da cidade.
São Sebastião tem 160 casos de dengue. Duas pessoas morreram por dengue na cidade este ano, uma delas, morador de Caraguá que buscou atendimento no município.
Nesta semana, os agentes reforçam o bloqueio ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue com a nebulização, na região da Costa Sul, em Juquehy, Vila Sahy e Boiçucanga. As ações serão realizadas nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26, a partir das 18h, em áreas em que há incidência de casos positivos da doença.
De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Maurílio de Castro Bianchi, o setor realiza diariamente o acompanhamento da movimentação do vírus na cidade e executa os trabalhos em conjunto com a Regional e equipe do Programa Saúde da Família (PSF).
“Com base nas notificações de casos suspeitos e positivos, os dados são lançados em um sistema de geoprocessamento e analisados pelos técnicos da vigilância epidemiológica, para ordenamento das ações em campo de controle dos criadouros e utilização de nebulização com inseticida”, explica Bianchi.
Nos locais onde a operação ocorre é preciso alguns cuidados. As residências precisam manter portas e janelas abertas, cobrir os alimentos, e as pessoas não devem correr atrás do veículo. O Governo Municipal pede à população que redobre os cuidados no combate à dengue.
Agenda da Costa Sul
Dias 25 e 26/04, às 18h
Quinta-feira – Vila Sahy
Toda região
Sexta-feira – Boiçucanga
Área 1 – entre as ruas Manganês, Valeriano Santos, Haway Scarpa e Estrada do Cascalho até a Rua Maria Aparecida de Moura;
Área 2 – Estrada do Cascalho, nas imediações do PSF.