Litoral Norte Turismo

Cresce na região o turismo de observação de estrelas e meteoros

Tamoios News

Cresce, ainda que lentamente na região, o turismo de observação. Turistas interessados em observar animais marinhos, baleias, pássaros e meteoros e estrelas. É preciso, no entanto, que as prefeituras explorem mais este turismo diferenciado e mais qualificado

Por Salim Burihan

O Litoral Norte tem apresentado boas opções para promover um turismo diferenciado, mais qualificado.

Um turismo que tem como atrativo principal o que a natureza sempre nos proporcionou, mas que ainda é pouco difundido em nossa região.

Está na hora das prefeituras perceberem que nem só de shows populares vive o turismo de nossas cidades. Temos muito mais à oferecer.

Gosto sempre de destacar uma frase dita pelo secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof. Ubatuba é a única cidade da região que não faz questão em investir em shows de verão. Diz ele: “O turista tem que vir para Ubatuba atraído pelos melhores sons que temos para oferecer: o barulho das ondas do mar e o som dos nossos pássaros”. Legal!

Temos muitas coisas boas para promover na região e atrair turistas, que deixem suas cidades de origem para vir para cá, se hospedar em um hotel ou pousada e gastar em restaurantes e lojas, através de programas turísticos diferenciados.

Posso citar três deles, apesar de existirem muitas outras opções: a observação de pássaros, a observação de baleias e golfinhos e a observação de estrelas e meteoros.

O turismo de observação de pássaros vai crescendo cada vez mais. A natureza está bem à nossa frente, boa parte dela ainda intacta, a Serra do Mar, onde habitam e vivem milhares de pássaros. Isso foi iniciado pelo Carlos Rizzo, lá em Ubatuba e se expande por São Sebastião e Ilhabela, apesar do pouco apoio ainda dado pelas prefeituras.

A observação de baleias começa a atrair turistas de todos os cantos do país. Muito se deve ao trabalho desenvolvido pelo Projeto Baleia à Vista, do Júlio Cardoso e sua equipe.

É, está dando sorte, nunca se viu tanta baleia nadando por aqui. Foram tantas este ano, que foi preciso promover campanha para orientar as pessoas e proprietários de embarcações, sobre como fazer a aproximação, para poder apreciar a beleza delas, sem colocar em risco a segurança delas e dos próprios observadors.

Este tipo de turismo, comum na Bahia e muito explorado em outros países, veio para ficar.  Este ano, tem sido grande o número de turistas que trocaram a praia pela observação das baleias.

Outro tipo de turismo que vem crescendo na região é a observação de estrelas e meteoros. Alguns grupos estão promovendo este tipo de observação, juntando o ecoturismo e a tradicional cultura do Litoral Norte.

Que tal passar uma noite observando uma das melhores chuvas de meteoros do ano em uma ilha paradisíaca do litoral norte de São Paulo?

Esse é o programa da Rede Brotar, que em parceria com a Raízes Aventura, está organizando a 2ª Observação Astronômica Chuva de Meteoros Geminídeas na Ilha das Couves, em São Sebastião, um evento que une astronomia e ecoturismo para proporcionar uma experiência única e encantadora. O pessoal está bem organizado e tudo indica que se trata de um programa turístico muito legal e dos mais diferenciado.

Veja que legal: A Chuva de Meteoros Geminídeas é um dos principais eventos astronômicos do ano. O show do que chamamos popularmente de “estrelas cadentes” ocorre próximo à constelação de Gêmeos, daí seu nome. Diferente de outras chuvas de meteoros, a geminídeas acontece pela passagem da Terra pela poeira deixada por um asteroide, o 3200 Faetonte, não por um cometa! A Chuva de Meteoros Geminídeas é a mais brilhante, consistente e ativa no hemisfério sul, e por isso atrai muitos observadores.

Tem mais: Seus meteoros são lentos, facilitando sua visualização, além de serem fisicamente mais firmes, resistentes e maiores que a poeira típica dos cometas, então resistem por mais tempo na atmosfera, deixando rastros maiores. A média de meteoros por hora é de 120 a 160, e o pico no ano de 2018 ocorrerá no dia 13 de dezembro, por volta das 02h a 03h da manhã, mas acredita-se que a intensidade das Gemínideas esteja aumentando a cada ano. As Chuvas de Meteoros são eventos observáveis a olho nu, e na Ilha das Couves, longe dos grandes centros urbanos e de toda iluminação artificial, teremos as condições ideais para aproveitar este espetáculo da natureza!

É sensacional! A rapaziada que promove o “tour dos meteoros”, oferece o barco(ida e volta), acampamento e alimentação- com um detalhe, com alimentos orgânicos produzidos em nossa região, caminhadas em trilhas com guias, mergulho Snorkel e canoa havaiana e workshop de astronomia,  com especialista renomado. É evidente que tem um custo, mas o que está sendo oferecido, vale cada centavo investido.

É diferenciado. Entre os programas está uma trilha, chamada de trilha das nuvens, onde um especialista explicará como “fazer a leitura do céu, através das nuvens, o que proporcionará um melhor entendimento sobre o clima e as mudanças climáticas. O astrônomo Gabriel Bordares com equipamentos como telescópios e lunetas dará detalhes das constelações, das estrelas e de planetas.

“A ideia é promover um turismo qualificado, sem ser o de  massa(sol, praia e cerveja), que tem se mostrado destrutivo. Esse turismo, que tem como atrativo principal a nossa natureza, pode aos poucos mudar o perfil da maioria dos turistas que frequenta o nosso litoral”, comentou Luan, da Rede Brotar, um dos organizadores do programa que será realizado nos dias 15 e 16 deste mês.

Como participar desse programa? Basta se entrar em contato com a rapaziada da Rede Brotar pelo telefone ou WhatsApp (13) 98101-2807. Através desse contato será informado o custo do programa, que como disse inclui o transporte de barco até a ilha, acomodação, alimentação (4) e os dois workshops, além da caminhada por trilhas, do mergulho de observação e da canoa havaiana.

Fiquei sabendo que é preciso levar a barraca, colchão Inflável, repelente, protetor solar, cantil, garrafa ou caneca, tênis para Trilha, toalha e é claro, se alguém puder, um violão…Está aí uma boa dica para quem pretende curtir o Litoral Norte no próximo fim de semana. Veja a aventura da galera que participou da 1º observação de meteoros feita na Ilha das Couves. Um programa muito legal! Assista ai vídeo abaixo:

Programação:

CHUVA DE METEOROS GEMINÍDEAS NA ILHA DAS COUVES
Quando? 15 e 16 de Dezembro de 2018
Onde? Ilha das Couves, São Sebastião/SP – Saída do Barco da Barra do Sahy, Sábado, as 08h
O Quê está Incluído? Barco Ida e Volta + Acampamento + Alimentação (4 refeições) + Guias de Ecoturismo + Mergulho Snorkel + Workshop de Astronomia
O Quê levar? Barraca, Colchão Inflável, Repelente, Protetor Solar, Cantil, Garrafa ou Caneca, Tênis para Trilha, Toalha.

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO – 15 de Dezembro de 2018

08h00 – Início das Travessias de Barco
10h00 – Café da Manhã e Roda de Apresentações
11h00 – Armar Acampamento
13h00 – Almoço com Chef Rose
16h00 – Trilha das Nuvens no Mirante do Pico da Ilha das Couves, com Raízes Aventura
19h00 – Jantar com Chef Rose
21h00 – Workshop de Astronomia com Gabriel Borderes “Como Observar o Céu?”
22h00 – Observação dos Planetas e Constelações com Telescópios e Lunetas
02h00 – Pico da Chuva de Meteoros Geminídeas

DOMINGO – 16 de Dezembro de 2018

08h00 – Café da Manhã
10h00 – Manhã Livre com Mergulho Snorkel
11h00 – Canoa Havaiana
13h00 – Início das Travessias de Barco para Retorno

*As refeições mágicas da Chef Rose serão preparadas, em parte, com alimentos orgânicos de pequenos produtores locais da Rede Brotar!

* APENAS 15 VAGAS *

* A Confirmação do evento será realizada no dia 12 de dezembro, sujeita à condições climáticas e de navegação *

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.