Meio Ambiente

Projeto monitora ninhais do litoral paulista e estuda comportamento das aves marinhas

Tamoios News
Foto: Leo Francini

“Aves Amar” contribui para conservação dos ambientes localizados em Santos, São Sebastião e Ilhabela

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

Um projeto de pesquisa, monitoramento e conservação de aves aquáticas, marinhas e ambientes insulares do Estado de São Paulo tem conseguido monitorar o comportamento das espécies residentes e migratórias do litoral paulista nos municípios de Santos, São Sebastião e Ilhabela.

Trata-se do Aves Amar, projeto integrante da ONG (Organização Não-Governamental) SDLV (Sociedade de Defesa do Litoral Brasileiro). É coordenado por Juliana Yuri Saviolli, que é médica veterinária. Ela atualmente, além de liderar o projeto, trabalha no instituto Argonauta para a Conservação Marinha.

Em entrevista ao Tamoios News, Juliana disse que o monitoramento ficou concentrado em quatro pontos do litoral. Nesses locais existem ninhais, ou seja, “berços” feitos pelas aves com palhas, penas e fios para botarem seus ovos, chocarem e alimentarem os filhotes enquanto recém nascidos.

Foram observadas diversas espécies no município de Santos; em São Sebastião, na praia de Barequeçaba e no Arquipélago de Alcatrazes; e em Ilhabela, na Praia Grande.

Segundo informou, os integrantes do projeto acompanhavam a cada dois meses o comportamento de espécies animais na Laje de Santos, conseguiram verificar o modo de vida dos animais e constatar o aumento da reprodução. A ideia é estender este trabalho aos outros locais.

Em Alcatrazes, por exemplo, que se tornou Refúgio de Vida Silvestre em 2016, houve a inclusão dos ninhais durante a elaboração do Plano de Manejo do ICM Bio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) de São Sebastião.

“Dependemos de várias condições pra efetuar este monitoramento completo. Tais como boas condições do tempo e do mar, além de embarcação adequada e mais recursos. Também contamos com auxílio de voluntários para as saídas a campo”, falou a coordenadora do projeto.

Para saber mais sobre o projeto, os interessados podem acessar a página https://www.facebook.com/ProjetoAvesAmar, no Facebook, ou entrar em contato pelo e-mail projetoavesamar@gmail.com.

Foto: Leo Francini

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.