Ilhabela Legislativo

Ilhabela: Projeto da prefeitura que cria Fundo Soberano dos royalties é aprovado

Tamoios News
Foto: CMI/Divulgação

Criação aprovada na sessão desta terça-feira. reservará recursos dos royalties para o futuro de Ilhabela

O Poder Executivo de Ilhabela teve seu projeto de criação do Fundo Soberano Municipal aprovado pela Câmara Municipal na noite de hoje (16).

O documento que trata da criação do Fundo Soberano nasceu de uma iniciativa inédita do prefeito Márcio Tenório, que realizou no arquipélago o 1º Seminário Nacional sobre Aplicação responsável dos Royalties, no dia 10 de novembro de 2017. Na ocasião, ele surpreendeu os prefeitos das cidades impactadas com a exploração de petróleo e propôs a reserva de recursos dos royalties para o futuro da cidade, que representam 75% do orçamento do arquipélago.

Cosulta

O teor do novo documento foi debatido com a população, por meio de audiência pública, e solicitações propostas foram contempladas.
A ampliação do valor total a ser arrecadado foi uma das mudanças acatadas pela Administração.
A proposta atual ampliou o percentual de reserva no primeiro ano após a aprovação do Fundo Soberano para 8% do total arrecadado com os royalties, enquanto o texto original mencionava 5% da participação especial. Essa mudança dobra a reserva para R$ 2 bilhões, em 10 anos.

Aprovado, o projeto reservará, em 10 anos, R$ 2 bilhões do total arrecadado com os royalties, oriundos do petróleo. A reserva será feita após a criação do “Fundo Soberano dos Royalties“, com a destinação de parte da arrecadação com os royalties.

Tenório:”Momento histórico”…

De acordo com o prefeito, Márcio Tenório, esse é um momento histórico para Ilhabela, porque assegura recursos para investimentos e qualidade de vida ao futuro da população do arquipélago.

O secretário de Gestão Financeira, Tiago Corrêa, afirmou que ficou muito feliz de participar desse momento histórico do arquipélago, que garantirá recursos para as futuras gerações de nossa Ilha.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.