Inclusão Social São Sebastião

Surfistas autistas participam de bateria inclusiva no Circuito Medina

Tamoios News

Campeonato será realizado neste final de semana em Maresias

 Onze surfistas autistas do projeto Onda Azul de São Sebastião – que conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes (SEESP) e da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI); do Instituto Gabriel Medina (IGM) e de diversos voluntários – irão participar pela primeira vez de uma bateria especial no Circuito Medina de Surf 2018, que será realizado neste final de semana em Maresias, Costa Sul do município.

Fotos-PMSS

Segundo uma das coordenadoras do projeto, a psicopedagoga Sandra Lamb, participam do projeto hoje mais de 20 autistas entre 3 e 27 anos. Desses, 11 se inscreveram na bateria através de desenhos que representam o surf.

A bateria nomeada Onda Azul Wizard Litoral Norte não será uma disputa, tendo o objetivo de promover a integração dos autistas e seus familiares. Será realizada apenas se o mar estiver em condições de segurança para os participantes.

Segundo Sandra, para os surfistas do Onda Azul é um estímulo estarem num ambiente com mais pessoas, serem valorizados em um circuito tão importante, que leva o nome de um campeão mundial.

“É muito importante também que as pessoas que não tenham nenhuma deficiência os vejam com um olhar de acolhimento e respeito”, disse Sandra.

Com três etapas, sempre realizadas nas ondas em frente ao IGM, em Maresias, o Circuito Medina de Surf 2018 tem início nestes sábado e domingo (16 e 17). Em disputa 104 atletas, divididos em cinco categorias – Sub11 Masculina, Sub13 (Masculina e Feminina) e Sub15 (Masculina e Feminina).

Onda Azul

O projeto foi criado em 2015, em Florianópolis/SC e hoje também atua em Imbituba, além de São Sebastião. É exclusivamente oferecido para autistas porque sua metodologia foi pensada para atender às dificuldades de interação social, comunicação e disfunção sensorial.

Em São Sebastião, o projeto iniciou em 2017. Além de Sandra, que é chefe de divisão de Programas e Projetos de inclusão da SEPEDI, o educador físico Ubiratan Mourão, chefe de divisão de Esportes Náuticos da SEESP também coordena o Onda Azul.

 

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.