Executivo Ubatuba

Ubatuba: Acontece nesta quinta, às 10 horas, a inauguração da nova escolinha de surfe

Tamoios News
Filipe com o pai, Ricardinho Toledo, em busca do primeiro título

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secreta\ria de Esportes entrega hoje, a nova sede da Escolinha de Surfe da cidade, no bairro Perequê-Açu. O valor de investimento é de R$ 206.514,58.

A nova sede será fundamental para as aulas de surfe oferecida pela prefeitura local, que nos últimos anos ajudou a formar grandes surfistas, entre eles, Filipe Toledo que disputa o título mundial de 2018, Wiggolly Dantas e Suelen Naraisa.

Em Ubatuba, as escolinhas de surfe da prefeitura local, atendem cerca de 600 jovens, com idade entre 7 e 15 anos. As aulas são gratuitas e acontecem duas vezes por semana.

A inauguração será às 10 horas, desta quinta, próximo ao Terminal do Perequê-Açu. Ubatuba que comemora 381 anos, é conhecida como a “Capital do Surfe”.

História

O surfe surgiu nas praias de Ubatuba, no final da década de 70. Lá na Praia Grande. Em 1994 surgiu a AUS(Associação Ubatubense de Surfe). No mesmo ano, o então prefeito Paulo Ramos, decidiu criar um setor de surfe na Secretaria Municipal de Esportes.

O diretor do setor era José Alberto Jacob, um surfista. Jacob começou então a desenvolver um projeto social para implantar uma escolinha de surfe para a garotada na Praia Grande.

O prefeito gostou da ideia e a escolinha, a primeira da cidade, foi inaugurada no dia 4 de abril de 1995. O secretario de Esportes era Richard dos Santos. Hoje, Jacob assumiu a secretaria.

“A primeira turma tinha 30 alunos. Quinze tinha aulas pela manhã e outros quinze, na parte da tarde, às terças e quintas, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas”, recorda Jacob, um dos idealizadores e primeiros professores da escolinha, que tinha como colegas Paulo Mota e Carlos Roberto, também surfistas.

A procura por vagas foi crescendo a cada ano. Em 2010, uma nova escolinha foi aberta no Perequê-Açu; em 2015, outra foi inaugurada na Maranduba; mais recentemente, também na praia de Camburi, extremo norte da cidade.

A escolinha de surfe formou e forma bons atletas profissionais. Jacob, aos 54 anos, há mais de 20 anos no setor de surfe da prefeitura, relembra alguns deles, que se destacaram nacional e internacionalmente.

“Felipe Toledo, Matheus Toledo, Wiggolly Dantas, Renato Galvão, Hizu Betaro, Saulo Júnior e as meninas Suellen Naraisa e Camila Kátia, entre os muitos alunos, que frequentaram as escolinhas de surfe da prefeitura”, relembrou.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.