Sem Categoria

São Sebastião: Acontece nesta sexta(12) o 1º Simpósio da Lei Maria da Penha

Tamoios News

Acontece nesta sexta(12), às 10 horas, no Teatro Municipal de São Sebastião, o 1° Simpósio da Lei Maria da Penha, com presença de representantes do judiciário, do Ministério Público, das polícias civil e militar, da OAB e de ONGs de proteção da mulher.

O simpósio tem como objetivo promover a capacitação de Policiais Militares que executarão diariamente a Ronda Maria da Penha, prestarão apoio e orientação nas ocorrências policiais envolvendo mulheres vitimas de violência doméstica e/ou familiar a fim de prevenir e reprimir violações da dignidade do gênero feminino no enfrentamento à violência, garantindo o cumprimento de medidas protetivas de urgência e o encaminhamento das vitimas à rede de proteção no âmbito municipal.
De acordo com o Eduardo Gonsales, Comandante da Polícia Militar de São Sebastião, a iniciativa cautelar para as mulheres deu inicio em Ilhabela e agora a Ronda Maria da Penha, se estenderá para a cidade de São Sebastião. Gonsales também relata que o evento além de deixar os policiais mais capacitados, também será importante para firmar as parcerias, junto ao Poder Judiciário com a presença da Drª Marta Andrea Matos, Juíza Criminal, a delegada Junia Macedo, da Delegacia Defesa da Mulher, Drª Jaqueline Rodrigues Santana, Presidente da 136ª Subseção da OAB e o apoio da Guarda Civil Municipal, possibilitando assim uma reunião e proximidade para ajudar as mulheres.

Capitão Gonsales, comandante da PM em São Sebastião

“Durante as vistorias e rondas feitas na região pela polícia e também com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), percebemos que a mulher não está só carente de segurança, mas, há também outras vertentes que à afeta e acaba deixando-a numa situação de vulnerabilidade, onde em meio ao projeto entraremos em contato diretamente com a ordem dos advogados, juntamente com os outros apoiadores para prestar esse auxilio”, informa o comandante Gonsales.

PM

A Policia Militar ampliou a Patrulha Maria da Penha de Ilhabela para São Sebastião, e Ubatuba e com projeto para implantação em Caraguatatuba, criada em 08 de Março de 2017, no Dia Internacional da Mulher, o Litoral Norte é Pioneira nessa Modalidade de Policiamento em todo Vale do Paraíba e Litoral Norte, e para falarmos desta tão importante missão devemos falar também sobre a Lei 11.340/2006, mais conhecida como “Lei Maria da Penha”.

A lei que cria mecanismos para coibir a violência doméstica tanto físicas quanto psicológicas contra a mulher.

Iniciou no município de Ilhabela/SP e não é diferente da realidade de outras cidades do Brasil, onde a Violência Doméstica também faz anualmente dezenas de mulheres vítimas no âmbito familiar.

Para tentar fazer frente à esta questão, houve uma parceria dos municípios com a OAB, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Executivo Municipal e Poder Legislativo Municipal, objetivando a implantação de medidas efetivas, previstas em Lei, a fim de prevenir e coibir a violência contra a mulher e sua família, através de programas preventivos e repressivos.

O destaque desta parceria foi o surgimento da “Ronda Maria da Penha” em 08 de março de 2017, criada pelo 20°BPM/I na cidade de Ilhabela e ampliada em São Sebastião e Ubatuba para fiscalizar as Medidas Protetivas oriundas do Poder Judiciário, onde esta Ronda especializada, realiza visitas com frequência as mulheres vítimas de Violência Doméstica, fiscalizando também os agressores, com o objetivo de que estas medidas protetivas sejam verdadeiramente respeitadas, fazendo com que a mulher se sinta segura, além de confeccionar relatórios das visitas efetuadas e as retransmitir ao Poder Judiciário.

Segundo os Comandantes dos Municípios houve uma considerável diminuição dos casos de Violência Doméstica nos municípios desde a criação da Ronda Maria da Penha, um dos motivos foi devido o agressor se sentir fiscalizado, desestimulando a reincidência dos casos, além de soar como um alerta a todos que possivelmente queriam praticar qualquer tipo de agressão contra a mulher nos municípios.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.